Visit Iguassu avança na promoção de um turismo mais inclusivo com filiação à IGLTA

Instituto passa a integrar a International LGBTQ+ Travel Association e confirma presença na IGLTA Global Convention 2025

O Visit Iguassu deu mais um passo importante rumo à promoção de um turismo mais inclusivo e diverso. Em outubro de 2025, o instituto tornou-se membro da IGLTA (International LGBTQ+ Travel Association), a principal rede mundial de empresas de turismo que acolhem a comunidade LGBTQ+.

Fundada em 1983, a IGLTA oferece recursos e informações gratuitas sobre viagens, promovendo continuamente a igualdade e a segurança no turismo LGBTQ+ em todo o mundo. A associação conecta viajantes e destinos que valorizam o respeito, a diversidade e a hospitalidade genuína.

Com a filiação, o Visit Iguassu passa a ter acesso a uma série de ferramentas estratégicas para promoção internacional do Destino Iguaçu, incluindo a divulgação de eventos, roteiros e ações em canais de comunicação da IGLTA — como newsletters, blogs e redes sociais da entidade.


Presença confirmada na IGLTA Global Convention 2025

A associação à IGLTA está diretamente ligada à participação do Visit Iguassu na IGLTA Global Convention 2025, um dos mais importantes encontros internacionais de turismo LGBTQ+, que será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro, em Palm Springs (EUA).

Selecionado pela Embratur, o Visit Iguassu representará o Brasil ao lado de outros destinos nacionais, após o sucesso da participação de Foz do Iguaçu na edição de 2024, em Osaka, no Japão.

Durante o evento, o instituto participará da LGBTQ+ Tourism Expo, com uma mesa de trabalho no estande da Embratur, e também estará presente no Marketplace da Convenção, onde ocorrem rodadas de negócios e oportunidades de networking com grandes compradores internacionais do segmento.

A representação do Visit Iguassu ficará a cargo de Alexandre Augusto Weiss, do setor de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).


Mercado estratégico e compromisso com a diversidade

Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e da própria IGLTA, o turismo LGBTQ+ movimenta mais de 200 bilhões de dólares por ano em todo o mundo — um mercado em constante crescimento e de alto valor agregado.

A integração do Visit Iguassu à IGLTA reforça o posicionamento de Foz do Iguaçu como um destino plural, acolhedor e aberto a todos, fortalecendo sua imagem no cenário turístico global.

Participaram do anúncio da filiação Alexandre Augusto Weiss (MICE), Maira Dalcin (Gerente de MICE e Visitors), Clovis Casemiro (Gerente da IGLTA no Brasil) e Elaine Tenerello (Diretora Executiva).

O presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, destacou a relevância dessa conquista:

“A filiação do Visit Iguassu à IGLTA reforça nosso compromisso com um turismo cada vez mais inclusivo, diverso e acolhedor. Foz do Iguaçu é um destino que celebra a pluralidade em sua essência, formado por diferentes culturas, nacionalidades e histórias. Estar junto à principal rede mundial de turismo LGBTQ+ é mais um passo para promover nossa região trinacional como um lugar de hospitalidade genuína, respeito e oportunidades para todos.”

Cadastre-se em nossa newsletter para receber informações atualizadas, notícias, insights ou promoções.