Resultados podem ser utilizados pela comunidade para transformar o setor
O Pró-reitor do Centro Universitário UDC, Professor Doutor Fábio Prado recebeu o Presidente e o Diretor Executivo do Sindhotéis, Neuso Rafagnin e Plácido José de Oliveira, para a entrega oficial dos resultados das Pesquisas Gastronômica e Hoteleira, aplicadas no final de 2017.
Estas pesquisas são uma realização do Centro Universitário UDC em parceria com a University of Central Florida – UCF e o Rosen College of Hospitality Management, dos Estados Unidos, com o apoio da Prefeitura Municipal, ACIFI, Sindhotéis e Polo Iguassu.
As pesquisas foram totalmente custeadas pelo Centro Universitário UDC e entregues gratuitamente aos parceiros e apoiadores, órgãos ligados ao turismo e gastronomia de Foz.
A pesquisa Gastronômica teve 3 percepções: de empresários, colaboradores e clientes. Já a pesquisa Hoteleira reuniu informações gerais de hotéis, serviços oferecidos, número de funcionários, taxas médias de ocupação, tempo de permanência dos hóspedes, treinamentos dos funcionários, parcerias, frequência de reformas, faixa etária dos hóspedes, motivo da hospedagem entre muitos outros dados.
Ela tem um caráter totalmente aplicável, ou seja, os resultados podem ser utilizados pela comunidade para transformar o setor. Os questionários são baseados nos aplicados pela UCF e o Ronsen College na Disney, em Orlando. “Os dados estão disponíveis no site da UDC. Agradecemos a todos que participaram e aguardamos sugestões para as próximas edições. Estamos no caminho certo, mas podemos melhorar, é uma cidade que vive do turismo e tem que buscar isso sempre”, conclui Fábio Prado.
Neste sentido o Presidente do Sindhotéis Neuso Rafagnim afirmou ao Pró-reitor que esta tem sido uma das principais bandeiras do Sindicato que está empenhado em fornecer aos empresários da gastronomia a qualificação necessária para tornar o Destino Iguassu num destino de excelência também na questão de gastronomia. Neuso revelou que o Sindhotéis possui um Centro de Capacitação e que este será colocado totalmente à disposição dos empresários para elevar a qualidade e a diversidade da gastronomia. Para o Presidente do Sindhotéis a qualificação dos profissionais de todos os níveis da gastronomia se faz necessária e que isto é uma das principais bandeiras do Sindicato.
Neuso afirmou que não somente a melhoria dos profissionais que já atuam hoje no mercado, mas o Sindhotéis tem ainda a preocupação na formação de mão de obra qualificada para o futuro e para isso se torna fundamental investir na capacitação dos jovens, na formação da cultura do turismo e, consequentemente fazer com que os jovens que optem por abraçar a atividade de hotelaria ou de gastronomia estejam preparados e alinhados com os níveis de exigência dos turistas que hoje frequentam o Destino Iguaçu.
Na pesquisa anterior participaram 348 clientes, já na aplicada em 2017 o número subiu para 504. Com relação aos empresários, primeiro foram 95 e em 2017, 119 entrevistados. Entre os funcionários, na anterior participaram 355 pessoas e em 2017 foram 420. “A grande crescente nos números de participantes nas pesquisas foi muito expressiva”, comentou Prado.
Fonte/Foto: Assessoria