Um passeio ciclístico na manhã desse domingo (23) simbolizou a inauguração do terceiro trecho da Rota Beira Parque, entre Céu Azul e Santa Tereza do Oeste. Cerca de 800 ciclistas de vários municípios da região participaram do evento. Eles percorreram os 26 quilômetros da nova pista, que recebeu canaletas para contenção da água da chuva e pavimentação com cascalho. A largada foi no Posto de Informação e Controle (PIC), em Céu Azul.
A iniciativa é da Itaipu Binacional, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) e os oito municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no Oeste do Paraná.
Antes da pedalada, houve um ato simbólico de inauguração da via com a presença de autoridades locais – entre elas, o prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak (Kabelo), e o de Céu Azul, Germano Bonamigo. A Itaipu foi representada pelo diretor de Coordenação, Newton Kaminski; pelo coordenador de Turismo, Emerson Orsini Ferrari; e pelo advogado Luciano Veras, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira.
Houve também um café da manhã, com muitas frutas, sucos e água, além do sorteio de brindes. O plantio simbólico de três Ipês completou as atividades. A proposta é que seja feita uma “cortina” de Ipês ao longo dos 26 km da pista.
“Estamos preparando uma via para ser referência no cicloturismo internacional, com toda a infraestrutura e segurança para ciclistas, cavaleiros e caminhantes”, destacou Kaminski. “Vocês, municípios e grupos de ciclistas, são nossos maiores incentivadores.”
A rota
Depois de pronta, a Rota Beira Parque terá 220 km e ligará Foz do Iguaçu a Cascavel, margeando o PNI e passando por propriedades rurais e ambientes com muitas belezas naturais. O caminho conecta os municípios de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.
Com mais esse trecho inaugurado, já são 80 km prontos. O trajeto inicial, de 44,5 km, em Cascavel, foi inaugurado em março. O de Foz do Iguaçu, considerado trecho final, com 10 km de extensão, ficou pronto em junho. A previsão é que a pista completa seja finalizada até junho de 2019.
A Rota Beira Parque faz parte do projeto Caminhos do Iguaçu, que surgiu há pouco mais de seis meses e prevê uma série de ações para criar novas alternativas de turismo dentro do PNI.
Segundo Kaminski, a Itaipu já fez a licitação para contratar as empresas responsáveis para fazer a comunicação e sinalização ao longo da via. “Teremos pontos estratégicos para área de descanso e pontos de paradas. Ela será toda georreferenciada, para que ninguém se perca”, disse.
A primeira etapa das obras custará cerca de R$ 6,5 milhões. Desse montante, 70% é custeado pela Itaipu Binacional e os outros 30%, pelos municípios. Na segunda fase, de acordo com Kaminski, haverá o incentivo para a iniciativa privada construir pousadas e restaurantes O trabalho está sendo coordenado pela Superintendência de Obras da Itaipu.
Ciclismo, esporte que cresce
Ciclistas experientes e novatos de vários municípios da região participaram do passeio desse domingo. Rose e a filha Laila Tartari começaram a pedalar há pouco mais de dois meses. Elas fazem parte de um grupo que cresce a cada dia: a “turma do pedal”, pessoas que descobrem o gosto pelo ciclismo e se tornam entusiastas deste esporte.
“Somos de Céu Azul e não tínhamos local para pedalar, a não ser na BR 277. Agora, ganhamos um incentivo. Teremos um espaço seguro para passear”, disse Rose.
Cristiano Czekay coordena o Grupo Pedal Sul, de Cascavel. Eles foram em 19 ciclistas. “Tenho certeza que esta pista atrairá ciclistas de várias partes do Brasil e do mundo. O cicloturismo ganhou muito com essa rota.”
Arlênio Boaroli é do grupo STI Bikers. Eles foram de Santa Terezinha de Itaipu a Céu Azul em 25 ciclistas. “O ciclismo é um dos esportes que mais crescem no país. Nossa região está se tornando referência nessa modalidade. Estamos felizes por termos uma pista com uma infraestrutura tão completa.”
Autoridades
Também participaram a vice-prefeita de Santa Tereza do Oeste, Ivanir Pauli; a prefeita de Santa Terezinha do Iguaçu, Neide Corrente; o diretor de Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Baptison; o gerente executivo do Sesc Medianeira, Guilherme Masson Vital; o presidente da Adetur, Jadir Darlan; e representantes das associações ciclísticas dos municípios da região e da Força Verde.