EnglishPortugueseSpanish

Pré-Conferências de Turismo em Foz começam dia 10

ago08

Pré-Conferências de Turismo em Foz começam dia 10

          A cidade de Foz do Iguaçu começa a debater e a planejar as diretrizes para o turismo nos próximos dez anos. Neste sábado, 10, às 13h30, no auditório da Fundação Cultural, acontece a pré-conferência de turismo, primeiro de uma série de cinco encontros preparatórios à 3ª Conferência Municipal de Turismo, que será em setembro.

O encontro é aberto para a participação da população, tendo como público prioritário estudantes e professores universitários, e representantes de instituições de ensino de todos os níveis. Durante o mês de agosto, as pré-conferências buscarão reunir públicos segmentados e a população em geral, como forma de ampliar o diálogo e a participação.

As pré-conferências elegem os delegados com direito a voz e a voto na Conferência de Turismo, e debatem cinco eixos temáticos. Os participantes desses eventos preliminares indicam soluções, propostas, projetos e ações para o desenvolvimento turístico iguaçuense para o período 2020-2030.

Secretário do Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla destaca a importância do diálogo entre poder público, iniciativa privada e organizações da sociedade civil durante o processo da conferência. “Ouvindo democraticamente a comunidade, vamos planejar o futuro do turismo de Foz do Iguaçu, suas ações e projetos, para os próximos dez anos”, sublinha.

Piolla ressalta que esse processo de debate embasará as políticas públicas que nortearão a ação governamental no turismo, em conjunto com os diferentes atores da Gestão Integrada do Turismo.”As pré-conferências setoriais e a conferência, com discussões concentradas em cinco grandes eixos temáticos, resultarão no Plano Municipal de Turismo Foz do Iguaçu 2020-2030″, ressalta Piolla.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Silva, as pré-conferências amplificam o debate não apenas sobre as políticas de turismo como também em torno de demandas para a cidade em diversas outras áreas. “São cinco temas principais que se desdobram, abrangendo, por exemplo, infraestrutura, mobilidade urbana, ações culturais, trabalho e renda”, frisa.

De acordo com o presidente do Comtur, as pré-conferências e a conferência são instâncias de deliberação em que toda a comunidade deve se envolver. “O turismo é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu. Desta forma, o iguaçuense deve participar do planejamento e da busca de soluções que fomentem ainda mais esse segmento, responsável por gerar trabalho e desenvolvimento para nossa cidade”, acentua Carlos Silva.

Foz 2020-2030

Com o tema “Foz do Iguaçu 2030: um futuro melhor para todos”, A 3ª Conferência Municipal de Turismo será no dia 28 de setembro, a partir das 14 horas, no anfiteatro do Centro Universitário UDC. Serão cinco eixos temáticos: 1) Desenvolvimento da indústria, colaboração e parceria; 2) Marketing e marca; 3) Experiência do visitante, desenvolvimento de produto e identificação urbanística (senso de lugar); 4) Infraestrutura, transporte, acesso, política e regulamentação; e 5) Destino inteligente.

A Conferência de Turismo é organizada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, em parceria com o Comtur, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu e Itaipu Binacional.

As inscrições para as pré-conferências e conferência são realizadas gratuitamente pelo link: https://bit.ly/2SHDHjN