A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu promoveu, na última sexta-feira, 06, uma audiência pública sobre a regulamentação da hospedagem temporária de imóveis residenciais, proposta pelo vereador Márcio Rosa.
A ABIH Paraná Regional Oeste (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) também participou do evento. O advogado Leonardo Nezzo Volpatti, que também é Consultor em Relações Governamentais da ABIH Nacional e da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira – FP Hotel, em Brasília, foi um dos expositores com participação online. Após ser anunciado pelo Diretor Administrativo da ABIH, Marcelo Sossela, o advogado discorreu sobre o cenário da concorrência desigual.
Segundo ele, enquanto os hotéis seguem rigorosas normas sanitárias, tributárias e trabalhistas, muitos imóveis em plataformas digitais, como o AirBnB e Vrbo escapam dessas exigências.
Diretor Administrativo da ABIH- Marcelo Sossela
Várias outras questões como a segurança, casos de estupro, tráfico de pessoas e aumento de crimes em vizinhanças, além da própria arrecadação dos impostos pertinentes, a criação de políticas públicas que atendam o crescimento do setor turístico e a preservação da reputação de Foz do Iguaçu como destino turístico seguro e confiável foram abordadas por Volpatri.
Os temas abordados pelo advogado estão disponíveis em https://youtube.com/live/r3yVYnzKmjIno tempo 49:49 a 1:07:47. Vale a pena conferir.
A audiência Pública contou ainda com a participação do Secretário Municipal de Turismo, André Alliana, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Comercial e Industrial, Vilmar Andreola, o presidente e o superintendente do Sindhotéis – Sindicato de Hotéis, Bares Restaurantes e Similares, Camilo Rorato e o superintendente Júlio Gomes, Neuso Morello Rafagnin, Delegado do Sindhotéis na Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, além de Jefferson Amorim – Diretor Executivo da ABIH Paraná Regional Oeste.