Proposta é incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A ABIH-PR Regional Oeste e o Instituto Polo Iguassu, coordenaram uma reunião para a constituição do Grupo de Trabalho para discutir a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho, neste caso, para a hotelaria e turismo de Foz do Iguaçu. A reunião aconteceu na última quinta-feira (15), no Nadai Confort Hotel & Spa e contou com participação de profissionais da rede hoteleira, atrativos turísticos e representantes de entidades do terceiro setor do município.
A proposta da criação do GT surgiu durante a palestra do auditor fiscal do trabalho, Rafael Giguer, que é deficiente visual e que teve como tema A Inclusão no Mercado de Trabalho para PcD – Estratégias e Caminhos, reunindo mais de 100 pessoas. O evento foi organizado dentro da programação do Abril Verde – Mês de prevenção de Acidentes de Trabalho.
O diretor-executivo da ABIH-PR Regional Oeste, Jefferson Amorim, abriu o encontro contextualizando a importância da criação do grupo, voltado para a inclusão de PcD no setor hoteleiro. Destacou que a iniciativa visa não apenas o cumprimento das normas legais, mas também a promoção de um ambiente inclusivo que valorize a diversidade e respeite as necessidades dos profissionais, hóspedes e visitantes, independentemente de suas limitações, e obrigações de cumprimento de cotas, cumprindo desta forma, a função social das empresas.
A representante do Instituto Polo Iguassu, Patrícia Menezes Dutra, reforçou o compromisso da entidade em colaborar com as ações do GT PcD. Patrícia destacou a relevância da parceria entre as empresas e instituições presentes para o sucesso das iniciativas voltadas à inclusão no setor turístico e áreas afins do mercado de trabalho em de Foz do Iguaçu.
A coordenação do Grupo de Trabalho ficará a cargo do Instituto Polo Iguassu, com apoio da ABIH-PR Regional Oeste e de duas outras empresas que se manifestaram na primeira reunião. Os participantes farão parte de um grupo de mensagens para troca de informações e terão como periodicidade reuniões bimestrais, entre os dias 10 e 20 de cada mês, onde serão convidadas mais empresas e entidades para integrarem o grupo.
O grupo participou de uma dinâmica, onde puderam expor suas expectativas em relação à criação do Grupo de Trabalho, bem como as maiores dificuldades enfrentadas atualmente quanto à busca, qualificação, inserção e permanência das PcD no mercado de trabalho.
Os interessados em compor o GT PcD, podem entrar em contato com: Patrícia Dutra: (45) 99927-8322, Luciana Carneiro: (45) 99832-0756 ou Jefferson Amorim: (45) 99911-9374.