15 de agosto é data do encontro
A ABIH-PR Regional Oeste e Instituto Polo Iguassu vão montar um GT (Grupo de Trabalho) para discutir a inclusão de PcD (Pessoa com Deficiência) no mercado de trabalho de Foz do Iguaçu, em especial na área de Hotelaria. O encontro será no dia 15 de agosto, às 16h no Nadai Confort Hotel e SPA, conforme definição em reunião online entre as duas instituições, realizada no último dia 15 de julho.
Participaram da reunião pela ABIH-PR Regional Oeste, o diretor-executivo Jefferson Amorim e o assessor de comunicação, Adilson Borges Lago. Pelo Instituto Polo Iguassu, a coordenadora de Projetos, Patrícia Menezes Dutra e a assistente social, Luciana Carneiro.
Várias empresas iguaçuenses já demonstraram interesse em participar do GT, algumas se manifestaram durante a palestra do auditor-fiscal do Trabalho Rafael Faria Giguer, realizada no dia 23 de abril, dentro da programação do Abril Verde – Mês da prevenção de Acidentes de Trabalho e Saúde do Trabalhador, organizada pelas duas entidade. As inscrições podem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/E4DUUUtNSKf4pg848
Dados
De acordo com levantamento elaborado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base em informações do eSocial, feito em janeiro deste ano, mostra que o país tem 545.940 mil pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, inseridos no mercado formal de trabalho e que 93% destes trabalhadores estão em empresas com mais de 100 empregados.
Segundo a Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, empresas com 100 a 200 trabalhadores precisam ter 2% do seu quadro funcional de pessoas com deficiência. De 201 a 500, são 3%. De 501 a 1000 são 4%. E com mais de mil funcionários, são 5%.
Os empreendimentos hoteleiros de Foz do Iguaçu, que estão enquadrados na Lei de Cotas, muitas vezes encontram dificuldades para contratação de PcD. De acordo com alguns profissionais de Recursos Humanos, quando necessitam preencher vagas os métodos mais utilizados pelas empresas, são: divulgação em redes sociais e agências de emprego, além de parcerias com instituições de aprendizagem, como o CAF (Centro de Aprendizagem e Formação) e também com clínicas de audição.
De acordo com o Censo de 2010, quando a população de Foz do Iguaçu era estimada em 258 mil habitantes, o total de pessoas que apresentavam algum tipo de deficiência era de 58 mil, ou seja 22% do total da população.
Atualmente o município possui 12.159 pessoas com deficiência que estão inseridas dentro da política pública do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
SERVIÇO
Encontro de formação do GT-PcD
Local: Nadai Confort Hotel e Spa
Data e horário: 15 de agosto – 16h
Contatos:
Patrícia Dutra: (45) 99927-8322
Jefferson Amorim: (45) 99911-9374
Inscrições: https://forms.gle/E4DUUUtNSKf4pg848