Campanha de 2024 inclui encontros e palestras para chamar atenção da sociedade sobre o tema.
Foz do Iguaçu integrará ações da campanha Abril Verde 2024 – mês da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Durante o período, serão realizados encontros e palestras para chamar atenção da sociedade sobre a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.
No extenso cronograma de atividades, que conta com a participação do poder público e de instituições privadas, a primeira ação acontece na segunda-feira (1.º), a partir das 9h, com palestras no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
O evento será na Sala de Estudo, com abertura do diretor-geral do hospital, André di Buriasco. Em seguida haverá a palestra da psicóloga Raquel Larrucea, com o tema Saúde Mental. Depois será a vez do engenheiro de segurança Yuren Caldeira falar sobre Percepção de Risco. A programação é aberta ao público.
Hotelaria presente
O Sindhotéis Foz – que teve participação ativa no grupo de trabalho técnico (GT VISAT) que formatou a campanha junto ao Setor de Saúde do Trabalhador/Secretaria Municipal de Saúde e representantes da Segurança do Trabalho do Hospital Municipal, Itaipu Binacional, PTI, empresas de segurança do trabalho, sindicatos laborais e tantas outras empresas – conclama a hotelaria e restauranteria de Foz do Iguaçu a participar ativamente da campanha.
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho no Paraná (https://smartlabbr.org/sst), os hotéis, restaurantes e similares estão em segundo e quarto lugares respectivamente na emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) em Foz do Iguaçu.
A ABIH Paraná – Regional Oeste apoia a ação do Abril Verde. Para o diretor-executivo, Jefferson Amorim, a prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho é de responsabilidade mútua entre colaboradores e empregadores, conforme a Lei 5.173/2022, que instituiu o calendário do Abril Verde em Foz.
“Como entidade relacionada à hotelaria, somos parceiros e participaremos ativamente da campanha motivando ambas as partes do setor, porque a prevenção é ato contínuo 24 horas por dia durante todo o ano”, conclui o executivo, que é também membro do GT VISAT.
Estatísticas
O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Estima-se que 2,3 milhões de trabalhadores morram todos os anos no Brasil devido a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.