O ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas foi recepcionado pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu Joaquim Silva e Luna, pelo governador Carlos Massa Ratinho e demais autoridades. Sob aplausos dos convidados, a agenda reforçou o foco dos governos Federal/Estadual e da Itaipu de tornar a Capital do Turismo referência turística e sócio-econômica ainda mais forte e estratégica na América Latina e no mundo. Isto está sendo possível pela reestruturação de Itaipu desde a posse da nova gestão que garantiu o redirecionamento de R$ 600 milhões para alavancar o desenvolvimento regional, parceria com o Governo Estadual responsável pela construção das obras, conforme o acordado com o Governo Federal e Itaipu Binacional.
AEROPORTO – As obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional configura status do Destino Iguassu que reforça o turismo de Foz do Iguaçu. O valor do contrato assinado com a construtora pela Infraero é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu participa com R$ 43,1 milhões (80% do custo). A Binacional também assumiu o pagamento da duplicação dos 800 metros da pista (em obras) que liga o aeroporto à BR-469. Quem chega ao aeroporto se surpreende com a ampliação da pista, as melhorias do terminal nos setores de check-in e inspeção, salas de embarque (de 900 metros passaram a 5,4 mil metros quadrados)- o que permite um salto na capacidade, dos atuais 2,5 milhões para 5 milhões de passageiros/ano, assim que a ampliação da pista for concretizada para pouso de aeronaves maiores.
PONTE – À tarde a comitiva fez uma visita a Ponte de Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu-Presidente Franco. Obras iniciadas em agosto de 2019 e previstas para conclusão em junho de 2022, juntamente com a Perimetral Leste, que vai desviar o tráfego de caminhões pesados do corredor turístico e do centro da cidade, permitindo acesso direto à BR-277 do transporte entre Brasil-Argentina-Paraguai . Esta obra está sendo paga também com recursos de Itaipu e gerenciada pelo Governo do Estado do Paraná- um investimento de R$ 463 milhões, sendo R$ 323 milhões para a construção da ponte e R$ 140 milhões para construção da Perimetral Leste.
BR-469 – Esta rodovia via Cataratas que fora construída entre a década 70-80 enfim será duplicada. O Governo Federal delegou ao Governo Estadual a construção que terá um investimento de R$ 135 milhões, sendo assim dividido o custo: Governo Estadual 30%) e Itaipu (70%). A duplicação do trecho entre o Trevo da Argentina até o Portão do Parque Nacional do Iguaçu é uma reivindicação antiga da comunidade que vai beneficiar em muito o fluxo turístico. O projeto foi doado pela Itaipu, a revisão da proposta pelo Fundo Iguassu e a construção a cargo do DER/PR por delegação do DNIT. A ordem de serviço deverá ser assinada em setembro com previsão de término em março de 2022.
Austeridade é a palavra de ordem da Itaipu nessa nova gestão, o que está possibilitando todos esses investimentos. Uma questão de foco estruturante em infraestrutura, próprio da cultura militar, já comprovada aqui na região nas décadas 60,70 e 80 como a BR-277, conclusão da Ponte da Amizade, construção da Itaipu, do Aeroporto, da BR-469 e da Ponte da Fraternidade Brasil-Argentina. Estamos vivendo uma nova era, sem desmerecer outros perfis de gestão. Ao reportar, só temos que enaltecer. (Da Redação Mirtis/Assessoria).