EnglishPortugueseSpanish

Fartal terá shows com Elba Ramalho, Nenhum de Nós, e Zé Neto e Cristiano

maio04

Fartal terá shows com Elba Ramalho, Nenhum de Nós, e Zé Neto e Cristiano

Depois de bater recordes de público no ano passado, a 42ªFartal será ainda maior e com muito mais novidades. “A 42ª Fartal será a melhor das melhores”, anunciou o prefeito Chico Brasileiro, durante o lançamento oficial da Feira de Alimentos e Artesanato que aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), na Fundação Cultural. Neste ano, a programação acontecerá entre os dias 07 a 10 de junho e acontecerá no Parque de Eventos Charrua. A entrada será franca e a população terá acesso livre em todas as atrações.

Além das atrações tradicionais como a praça de alimentos e artesanato, o pujante setor de indústria e comércio, a 42ª Fartal traz dentre as novidades: a Feira dos Sabores, Microcervejarias, Food trucks, Robôs de Led. A inovação se soma a grandes shows como Henrique e Juliano, Elba Ramalho, Nenhum de Nós, Jota Quest, MC Jerry Smith, Zé Neto e Cristiano e Patrulha Canina. Além da arena de shows, a valorização aos artistas locais também ocupa espaço central e contará com mais de 50 atrações culturais. Assim como no ano passado, o desfile cívico de aniversário do município também acontecerá no espaço.

Lançamento festivo
As novidades foram divulgadas na cerimônia de lançamento que trouxe uma mostra do que será a maior em comemoração ao aniversário de 104 anos do município. A abertura começou com um café da manhã repleto dos sabores fresquinhos da comida do campo, como cucas, salames, polenta com queijo: uma degustação do que será a Feira dos Sabores que acontecerá na Fartal deste ano.

Organizada pela Emater com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, a Feira dos Sabores pela primeira vez acontecerá na Fartal, com vistas a valorizar a produção familiar e oferecer ao público a diversidade gastronômica do Paraná. “É um presente para a população e mais oportunidades e visibilidade para os agricultores”, comentou Thiago Kodama, Secretário Municipal de Agricultura.

Após o café da manhã, enquanto um Robô de Led cheio de luzes desfilava no alto de seus quase 3 metros de altura, uma superestrutura de projeção de cinema exibiu imagens com os vídeos institucionais que envolveram o público em toda a magia e o encantamento desta festa que agrega a diversidade cultural, econômica e social em comemoração ao aniversário do município. Esse é o espírito da Fartal, segundo Chico Brasileiro.

“A Fartal é também a comemoração ao aniversário de Foz, um momento de jogar pra cima nossa autoestima, trazer a população, o turista e as famílias para experimentarem algo encantador, que seja marcante”, expressou entusiasmado Brasileiro.

Projeto de governo

O crescimento da Fartal tem relação com uma gestão comprometida com o desenvolvimento integrado com vários parceiros. Com realização da prefeitura e Fundação Cultural, a feira conta com parceiros como a Secretaria de Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. Além de apoiadores históricos como a Itaipu Binacional, os eventos têm atraído diversos parceiros privados, que voltaram a apostar no desenvolvimento do município.

De acordo com o vice-prefeito, Nilton Bobato, o objetivo é explorar todas as potencialidades dos eventos e fortalecer a identidade de Foz do Iguaçu que é marcada pela diversidade cultural.
“A Fartal é do governo, da população e um reflexo da construção coletiva das ações, todo mundo que quer ajudar é bem-vindo. A Fartal representa a construção e o fortalecimento da identidade e do resgaste do sentimento de amor pela cidade: essas são as grandes obras que estão sendo construídas neste governo”, expressou Bobato.

Cultura e Turismo

A Fartal também é mais um projeto que agrega valor turístico às ações culturais. Assim como foi na realização do histórico Natal de 2017, a Feira de Alimentos e Artesanato reflete a nova visão do governo municipal.
É assim que o Gilmar Piolla, Secretário Municipal de Turismo Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, projetou novas ações que alçarão os eventos a patamares de grandes potências. “A sinergia entre cultura e Turismo é fundamental. Países como a China, por exemplo, possuem as duas áreas integradas. Naquele local, a pasta se chama Cultura e Turismo, valorizando a cultura do povo e agregando o turismo para levar a cidade para o mundo”, disse Piolla já projetando o Parque de Eventos Charrua como um Parque Municipal de Exposições.

O Diretor Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, ressaltou a importância das parcerias que estão resultando na magnitude dos eventos como Natal, Feira Internacional do Livro e Fartal. “A grandiosidade das ações são resultado da força das parcerias e da estratégia de governo que compreende a importância da cadeia econômica da cultura para o desenvolvimento da cidade”, acrescentou.

Fonte: Divulgação
Fotos: Marcos Labanca